Depois de ter registrado quatro anos de grande alta na geração de empregos, a criação de postos de trabalho em Santa Maria vem engatinhando desde o ano passado. E agora, o primeiro semestre de 2015 teve o pior resultado desde 2003, quando o Ministério do Trabalho iniciou a contagem da criação de empregos formais na cidade. Este ano, foram criados só 95 novos empregos. Foi pior até que na crise de 2009, quando tinham sido 146 vagas.
Na avaliação por setores, Santa Maria registrou queda substancial na criação de empregos no setor de serviços, mas que ainda segue no positivo. Já o comércio está no negativo, com -140 empregos este ano.
O Brasil registra o pior resultado desde 2002. Neste primeiro semestre, o corte foi de -345 mil empregos, sendo -111 mil só em junho. E no Estado, foram -14 mil em junho e -12 mil no acumulado do semestre.
